Onde nasce arteria maxilar interna?
Onde nasce artéria maxilar interna?
A artéria maxilar, a maior dos dois ramos terminais da artéria carótida externa, surge atrás do pescoço e da mandíbula, e é no princípio envolvida na substância da glândula parótida; passa adiante entre o ramus da mandíbula e o ligamento esfenomandibular, e então corre, superficial ou fundamente ao músculo pteriogóide …
Quais as estruturas anatômicas irrigadas pela artéria maxilar?
Artéria maxilar
- o meato acústico externo.
- a membrana timpânica.
- a dura-máter.
- a calvária.
- a mandíbula.
- a gengiva.
- os dentes.
- o músculo temporal.
Qual a relação da artéria maxilar com a odontologia?
A artéria maxilar é responsável por levar suprimento sanguíneo aos tecidos moles do terço médio da face, aos músculos da mastigação, aos dentes e estruturas anexas a esses, daí sua denominação de artéria do dentista.
Quais os ramos da artéria alveolar inferior?
Durante seu trajeto, a A. alveolar inferior emite vários pequenos vasos em direção aos dentes e ao processo alveolar. São os ramos dentais e Peridentais. Os ramos dentais penetram o canal da raiz através do forame apical e vascularizam a polpa dental.
Qual o primeiro ramo da artéria carótida interna?
A artéria carótida emerge direta ou indiretamente da arco aórtico, dependendo de qual lado do corpo se observa. A artéria carótida comum direita emerge indiretamente, já que ela se origina do primeiro ramo aórtico, que é a artéria braquiocefálica, juntamente com a artéria subclávia.
Qual o primeiro ramo da artéria Carotida externa?
Após a bifurcação em carótida interna e externa, sai o 1º ramo da carótida externa : a artéria tireóidea superior. Essa, tem seu trecho descendente, entrando na glândula tireóidea. Mas, antes de entrar nessa glândula, emite um ramo, o ramo laríngeo superior. Este vai nutrir os músculos da laringe.
Qual o trajeto da artéria facial?
Artéria facial Segue um trajeto ascendente e oblíquo anteriormente; inicialmente em contato com a parede faringiana, passa sob o ventre posterior do músculo digástrico e do estilo-hioideo, penetrando na loja anterior do músculo masseter e cruzando com o ramo horizontal da mandíbula7.
Quais os ramos da artéria alveolar superior posterior e as estruturas anatômicas irrigadas?
A artéria alveolar superior posterior surge da terceira divisão da artéria maxilar. Ela emerge na fossa craniana média antes que a artéria maxilar entre na fossa pterigopalatina. Então continua e entra na superfície infratemporal da maxila para chegar ao seio maxilar, os pré-molares e os molares.
Como a artéria carótida comum se divide qual a posição destes ramos no pescoço?
Na espécie humana a artéria carótida externa é um dos ramos da bifurcação da artéria carótida comum que se inicia na altura da 4ª vértebra cervical. Nessa parte média do pescoço a artéria carótida externa é mais medial e profunda, enquanto que a artéria carótida interna é mais lateral e superficial.
Quais são as artérias responsáveis pela irrigação dos dentes da maxila?
Artéria maxilar: supre a irrigação das regiões profundas da face, inclusive dos dentes superiores e inferiores. Artéria meníngea média – irriga a dura-máter e o gânglio trigeminal.
Quais os ramos da artéria alveolar superior posterior?
Ele deixa a órbita através do sulco orbitário inferior e o canal infraorbitário anteriormente, e finalmente emerge na face através do forame infraorbitário. Ali ele se divide em três ramos que são o nasal, o palpebral inferior e o labial superior.
Qual a véia responsável pela drenagem do lábio inferior?
Veia jugular | |
---|---|
Veias do pescoço vistas de frente | |
Drena para | veia cava superior |