Trending

Como se usa o retarder?

Como se usa o retarder?

Na prática, o freio retarder funciona da seguinte forma:

  1. No painel do caminhão, você aciona o retarder;
  2. Após isso, o sistema hidráulico controla o fluxo de óleo entre os rotores e o sistema de freio retarder;
  3. Em seguida, as rotações são reduzidas para o caminhão parar;

O que significa a letra T no painel do Scania?

uma letra indica o tipo de cabine: T – cabine atrás do motor “bicudo” não é mais oferecida. P – Cabine avançada, montada sobre o motor, baixa.

O que significa mau funcionamento do APS?

1 – Entupimento da tubulação, causado pelo acúmulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utilização de água com impurezas. 2 – Entupimento das aletas, causado pelo acúmulo de partículas sólidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc.

Qual a diferença entre Retarder e freio motor?

O freio motor é um sistema de freio auxiliar que deve ser empregado tanto em frenagens prolongadas de longos declives, como para desacelerações em tráfego normal. Já o Retarder é um freio auxiliar de alto rendimento capaz de desacelerar veículos de grande tonelagem com total segurança e efetividade.

Como funciona o retarder do Mercedes?

Segundo a empresa, o acionamento do retarder ocorre automaticamente, por meio do pedal do freio, ou por uma alavanca de mão colocada junto ao volante. Um controle possibilita que o motorista mantenha o veículo em uma velocidade constante por ele selecionada mesmo em rotas descendentes.

Como é o funcionamento do freio motor?

Como funciona o freio motor? De forma geral, esse importante sistema conta com uma válvula instalada no escapamento do motor que, quando acionada, trava as saídas de gases, direcionando-os aos cilindros, os quais agem diminuindo a rotação dos propulsores e, consequentemente, a velocidade do veículo.

O que significa a letra T no painel do Iveco?

A Iveco, por sua vez, faz referência ao PBT, ao tipo de cabine e a potência do motor. Assim, os veículos de sigla E possuem cabina Euro e os T (Tractor) são equipados com quinta roda.

O que é split alto e baixo no Scania?

1. O split subdivide cada velocidade em alta e baixa. Pressione o pedal da embraiagem para alternar entre split alto e baixo.

O que é válvula APS?

APS (Sistema de processamento de ar) O APS compreende uma válvula protetora e um secador de ar e, também, controla o compressor. Um veículo que não tenha uma unidade APS com um reservatório de ar comprimido para regeneração pode ser atualizado de várias formas, dependendo de quando foi fa- bricado.

Qual a função da válvula APS?

Qual a função do APS? É gerenciar a pressão de ar comprimido no sistema, essa leitura se dá através de sensores que transmitem informações sobre a pressão do ar no freio de estacionamento e no circuito de pressão dianteiro e traseiro do veiculo.

O que é o retarder?

O Freio Retarder é fruto de muitas pesquisas e testes. Trata-se de um freio hidráulico que fica acoplado à saída da caixa de câmbio e permite uma frenagem mais rápida, segura e eficiente.

Para que serve o freio do motor?

O freio motor pode reduzir o desgaste do sistema de freio convencional. Afinal, o controle da rotação do motor ocasionado por ele faz o veículo reduzir a velocidade gradativamente e evita, assim, que o condutor tenha de acionar o pedal de freio a todo momento.