O que e feita a marmelada?
O que é feita a marmelada?
Isso porque essa sobremesa é feita a partir do marmelo: fruta exótica nativa da Ásia que, atualmente, é muito usada no preparo de doces. …
Qual é a fruta que faz a marmelada?
marmeleiro
Marmelo é o fruto do marmeleiro (Cydonia oblonga), uma árvore de tamanho médio e natural do Cáucaso, uma região da Ásia ocidental localizada entre os mares Cáspio e Negro.
Como se conservar a marmelada?
Se fizerem muita marmelada e quiserem conservar durante mais tempo têm duas hipóteses. Depois de fria, pincelar com um pouco de aguardente e cobrir com papel vegetal, cortado à medida da tacinha, não, não fica a saber à aguardente depois.
Como se come a fruta marmelo?
COMO COMER MARMELO O marmelo, em Portugal, é um fruto, geralmente, consumido cozido, na forma de marmelada. Outra forma de comê-lo é assado. O marmelo pode ser consumido, também, como geleia ou pasta de marmelo. Em grande parte do Brasil, é mais comum consumi-lo, como marmelada industrializada.
O que é expressão marmelada?
Usada para designar uma ação desonesta ou algo ilegítimo, a expressão “marmelada” surgiu de uma prática não muito apreciada de fazer com que o doce de marmelo rendesse mais. Como essa era uma das formas de enganar os clientes, então a o termo “marmelada” virou sinônimo de trapaça.
Como congelar Marmelos para marmelada?
Então ou fazemos a marmelada para um ano ou congelamos marmelos para irmos fazendo ao longo do ano. Eu descasco os marmelos, corto-os em pedacinhos e em cada saco coloque um quilo de fruta. Depois retiro do congelador e deixo descongelar.
Pode comer a fruta marmelo?
O marmelo é um fruto arredondado e amarelo, muito parecido com a pêra. É das poucas frutas comestíveis que não é consumida crua, pois tem uma polpa bastante dura e áspera, com gosto amargo.
Faz mal comer marmelo cru?
Os marmelos em geral, pela sua alta adstringência, pela sua dureza e pelo seu sabor amargo, mesmo quando maduros, não devem ser consumidos crus. Devem, preferencialmente, ser cozinhados. A maneira mais comum de os consumir é em marmelada, mas também se confeciona geleia com as cascas e a zona dos caroços.
O que é marmelada em Portugal?
A marmelada é um puré de marmelo cozido com açúcar em partes iguais com o objetivo de o conservar. É uma especialidade da doçaria regional portuguesa, sendo a mais famosa a de Odivelas (próximo de Lisboa) fabricada no antigo mosteiro pelas monjas.
Qual a receita de marmelada?
Há sempre aquela altura do ano em que um familiar ou amigo chega à nossa casa com uma saca cheia de marmelos, acabados de colher. O aproveitamento desse fruto é também conhecido de todos e este é mote para apresentarmos a receita de marmelada. Sim, nós temos a receita tradicional.
Como fazer a receita tradicional de Marmelos?
Sem conservantes, nem aditivos industriais, a receita tradicional é muito simples e privilegia os sabores originais – desde logo o dos marmelos que devem ser, de preferência, adquiridos diretamente ao produtor. Volte à cozinha d’avó, em conjunto com toda a família, e ponha em prática esta receita tão típica.
Como fazer a sua marmelada cremosa?
Se gostar da sua marmelada cremosa para barrar no pão, coloque em frascos de vidro esterilizados, tape os frascos de imediato e inverta o frasco. Após 2 ou 3 dias, já pode virar os frascos, deste modo consegue prolongar a duração da sua marmelada cremosa. Se preferir a sua marmelada mais rija de modo que possa cortar á fatia.
Como fazer uma marmelada com queijo fresco?
E já sabem: mal esteja pronta, sejam arrojados e combinem a marmelada com queijo fresco, requeijão ou frutos secos. Esta é uma ótima opção para uma entrada, pequeno almoço ou lanche. Inclua a marmelada numa tarte de maçã ou (por que não?) use os frutos que sobraram para fazer um bolo de marmelo.