Popular articles

O que Minayo fala sobre metodologia?

O quê Minayo fala sobre metodologia?

Entendemos por metodologia o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade. Neste sentido, a metodologia ocupa um lugar central no interior das teorias e está sempre referida a elas.

O quê Minayo fala sobre pesquisa?

Entendemos por pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação. Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.

O que é pesquisa qualitativa para Minayo?

O método qualitativo de pesquisa é aqui entendido como aquele que se ocupa do nível subjetivo e relacional da realidade social e é tratado por meio da história, do universo, dos significados, dos motivos, das crenças, dos valores e das atitudes dos atores sociais (MINAYO, 2013).

Como referenciar Minayo?

MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis – Rio de Janeiro, Vozes, 1994. MINAYO, M. C. S.

O que é metodologia Segundo alguns autores?

Segundo Bruyne (1991), a metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz, portanto, a uma “metrologia” ou tecnologia da medida dos fatos científicos.

O que é metodologia de pesquisa segundo Lakatos?

Segundo Marconi e Lakatos (2007, p. 17), a metodologia nasce da concepção sobre o que pode ser realizado e a partir da “tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como lógico, racional, eficiente e eficaz”.

O que é a pesquisa qualitativa segundo autores?

Segundo Denzin e Lincoln (2006), a pesquisa qualitativa envolve uma abordagem interpretativa do mundo, o que significa que seus pesquisadores estudam as coisas em seus cenários naturais, tentando entender os fenômenos em termos dos significados que as pessoas a eles conferem.

O que é pesquisa de caráter qualitativo?

A pesquisa qualitativa não visa apresentar dados generalizáveis. Dessa forma, dificilmente os seus achados servirão para explicar fenômenos em contextos diferentes ou com indivíduos diferentes. O objetivo da pesquisa qualitativa é explicar um fenômeno ainda não conhecido em um determinado contexto, pouco estudado.

O que é pesquisa qualitativa para Trivinos?

Segundo Triviños (1987, p. 128), quando a investigação se baseia na fenomenologia, ela assume caráter essencialmente descritivo. Uma das características da pesquisa qualitativa é, portanto, compreender a complexidade do cotidiano das pessoas, tendo em vista determinado contexto.

O que é uma pesquisa qualitativa Segundo Lakatos?

Dessa forma, Marconi e Lakatos (2010) explicam que a abordagem qualitativa se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo análises mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de …

Como citar o ECA nas referências bibliográficas?

Assim ficará a estrutura da referência bibliográfica do ECA: Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

Como citar pesquisa social teoria método e criatividade?

Citação: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Quais são os fundamentos de metodologia científica?

LU Fundamentos de Metodologia Científica RESPEITEOAuTOR NÃo FAÇA CÓPIA ~I r; EDITORA ATLAS S.A. Rua Conselheiro Nébias, 1384 (Campos Elísios) 01203-904 São Paulo (SP) Tel.: (0 __ 11) 3357-9144 (PABX) www.atlasnet.com.br MARINA DE ANDRADE MARCONI EVA MARIA LAKATOS Fundamentos de Metodologia Científica 59 Edição SÃO PAULO

Qual a metodologia da pesquisa?

Metodologia da pesquisa 001.42 4. Pesquisa : Metodologia 001.42 CDD-501.8 -001.42 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS -É proibida a reprodução total ou parcial, de qualquer forma ou por “qualquer meio.

Qual a metodologia do trabalho científico?

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicação e trabalhos científicos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992. Baixe aqui (.pdf) LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas.