Miscelaneous

O que conta a iliada?

O que conta a iliada?

A Ilíada, obra atribuída a Homero, conta a história da Guerra de Troia, que teve como figuras importantes os apaixonados Páris e Helena e o guerreiro Aquiles. A Ilíada é o texto da literatura universal que narra a famosíssima “Guerra de Troia” (Ílion = Troia).

O que foram a iliada e A Odisséia?

A Ilíada narra os eventos da guerra de Troia, que tem como mote o rapto de Helena, esposa de Menelau, rei de Esparta, por Paris, filho de Príamo, rei de Troia. A outra epopeia, Odisseia, narra exatamente as aventuras e as peripécias do astuto herói Ulisses ao voltar da guerra de Troia para a sua casa, na Ilha de Ítaca.

O que Homero ensinava através de suas histórias?

Homero teve a genial idéia de reunir as inúmeras histórias populares, que eram contadas de geração após geração; até ele essas histórias eram transmitidas oralmente e explicavam a origem e o sentido das coisas, era um modo de explicação, de resposta aos questionamentos aos diferentes aspectos da vida daquele povo.

O que é Homero e Hesíodo?

Hesíodo foi um dos maiores poetas gregos da Idade Arcaica. Viveu aproximadamente no ano 800 a.C. na Beócia, no centro da Grécia. Passou parte de sua vida na sua cidade natal, a aldeia de Ascra. Sua obra se encontra ao lado da de Homero, e os dois se destacam por serem os pilares da cultura grega antiga.

O que conta a odisséia?

A Odisseia narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, leva mais 17 anos para voltar para casa, passando por muitas aventuras no caminho. Este é, depois da Ilíada, o principal texto que foi reunido sob o nome de Homero na cultura grega.

Como começa a Ilíada?

A história da Ilíada Segundo a lenda, a guerra teve início quando a rainha Helena (mulher de Menelau), rei de Esparta, foi raptada por Páris (filho do rei Príamo), de Troia. É nesse momento que começa a Ilíada. Aquiles era o guerreiro grego mais temido pelos inimigos.

Quantos versos tem a Ilíada?

“Canto, ó deusa, a cólera de Aquiles” é o verso inicial e o tema central da Ilíada, que em seus mais de 15 000 versos relata a fúria do herói Aquiles, filho de uma deusa e um mortal, e suas trágicas conseqüências na Guerra de Tróia, na qual mata Heitor, o fi lho do rei de Tróia.

Por que nos identificamos com histórias míticas como A Ilíada e A Odisseia?

Obra também atribuída a Homero. Enquanto a ”Ilíada” é a representação da vida guerreira e da época heróica, a “Odisséia” representa a vida doméstica, narrações de viagens e aventuras maravilhosas.

O que podemos aprender com as obras de Homero?

Embora não se saiba muito sobre a vida de Homero, uma certeza é que suas obras são fontes fundamentais para o estudo da história da Grécia Antiga. Os poemas de Homero revelam informações importantes sobre comportamento, cultura, religião, fatos históricos, mitologia grega e a sociedade da Grécia Antiga.

Quem foi Homero na mitologia grega?

Homero teria sido um poeta grego a quem é atribuída a autoria de duas grandes obras clássicas da Antiguidade: os poemas épicos A Ilíada e A Odisséia. Foi nessa época que o famoso historiador grego Heródoto passou a considerar Homero como um dos principais formuladores de toda a mitologia grega.

Quem foi Hesíodo quais foram as obras atribuídas a ele?

Três obras atribuídas a Hesíodo por comentaristas antigos sobreviveram: Os Trabalhos e os Dias (ou As Obras e os Dias), a Teogonia, e O Escudo de Héracles (embora exista alguma dúvida a respeito da autoria deste último, tido por alguns estudiosos como sendo do século VI a.C.).

Qual o significado principal da obra de Odisseia?

Odisseia é um poema épico do século IX a.C., descrito pelo poeta grego Homero, que narra as aventuras do herói Ulisses, na sua viagem de retorno para “Ítaca”, após a Guerra de Troia. O nome “Odisseia” vem de “Odysseus”, herói grego, rei de Ítaca, que os latinos chamaram de Ulixes (Ulisses).